Para o chocotone
3 + 3/4 de xíc. de farinha de trigo tipo 1 Finna (450g)
2/3 de xíc. de açúcar cristal
2 col. de sopa de leite em pó
1 tablete de fermento biológico fresco
1/2 col. de sopa de essência de panetone
1/2 xíc. de água
6 gemas
1/3 de xíc. de margarina
1 col. de sopa de sal
200g de chocolate em gotas
Para a ganache
2 xíc. de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite sem soro
1 col. de sopa de Amarula (Pode substituir o licor por outra bebida destilada, como vodca, uísque, cachaça. Dá um sabor bem gostoso e diferente.)
Granulado para decorar
Para a massa do chocotone:
Junte na batedeira a farinha de trigo tipo 1, o açúcar cristal, o leite em pó, o fermento biológico fresco e, em seguida, a essência de panetone. Misture bem com o gancho da batedeira. Em seguida, acrescente a água e as gemas. Bata bem até a mistura ficar bem homogênea. Acrescente a margarina e o sal. Depois de bater bem, acrescente as gotas de chocolate (que pode ser também uma barra de chocolate picada). Misture até o chocolate estar bem espalhado por toda a massa de chocotone. Depois, coloque na forma específica para chocotone. Deixe a massa descansar 2 horas em um ambiente morno (pode ser dentro do micro-ondas ou mesmo no forno desligado).
Depois de esperar, o chocotone cresceu de tamanho. Agora, pode levar para o forno. Coloque, por 25 minutos, em forno a 180º e, em seguida, abaixe para 160º, deixando por mais 5 minutos. Assim que sair do forno, corte o topo do chocotone e reserve. Depois, faça um buraco no meio, retirando o miolo do chocotone, sem chegar até o final, que é quando vai colocar a ganache de chocolate.
Para a ganache:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos, para não queimar. Depois que derreter por completo, acrescente o creme de leite e misture bem. Em seguida, um pouquinho de licor. Mexa bastante e reserve. Se estiver um dia muito quente, pode colocá-la na geladeira. Se não, pode deixar do lado de fora mesmo.
Depois de pronto, coloque a ganache no buraco do chocotone e depois coloque a tampa do chocotone. Se sobrar um restinho de ganache, coloque-a em cima do chocotone trufado e aproveite e coloque um pouco de granulado. Pronto. Feliz Natal! <3
❤ Dica do TPM Pra Que Te Quero:
Se vocês forem comercializar este chocotone, antes de recheá-lo, espere a ganache encorpar. Deixe-a na geladeira por 1 hora antes de colocar no seu chocotone.
Ah, outra dica importante: a essência de panetone faz TODA a diferença nesta receita. Você a encontra em lojas especializadas de confeitaria, assim como a forma de papel para o panetone.
amei, espero receber muito mais…
Trabalho com os produtos da Finna gosto muito é estou satisfeita,quero receber receitas e brindes.