Receita

Se você pensa que farinha de trigo serve apenas para fazer bolo, pão e pizza, vai ficar surpresa com a receita de hoje. Trouxemos essa aqui, bem fácil, que com uma mãozinha da farinha de trigo Finna fica mais do que especial! Quer fazer algo diferente? Vai de filé de peixe!

Ah, só uma coisinha: para quem quer aprender a fazer o molho bechamel clássico, essa receita tem um bônus. Você vai aprender a fazer os dois tipos, olha que maravilha! Então, acompanha a gente aqui, no passo a passo.

 

Ingredientes

 

Para o filé de peixe:

 

500g de filé de peixe

Sal e pimenta do reino branca a gosto

Suco de ½ limão

A parte branca de 1 alho-poró cortado em rodelas bem fininhas

3 colheres de sopa de azeite de oliva

 

Para o molho bechamel de laranja:

 

1 colher de sopa de farinha de trigo Finna  com ou sem femento

1 colher de sopa de margarina

1 cebola branca pequena ralada

350ml de suco integral de laranjas doces

sal a gosto

 

Você faz assim:

 

Tempere o filé com sal, pimenta e suco de limão e reserve por uns 30 minutinhos. Enquanto isso, você, que não é boba nem nada, vai aproveitar esse tempinho para fazer o molho bechamel de laranja, enquanto o peixe pega gosto. Vamos lá?

 

Em uma panela, ponha a cebola e a margarina, deixe a cebola ficar bem clarinha (não precisa fritar, tá?) e vá colocando a farinha de trigo aos poucos, para não empelotar. Depois que mexer bem, vai formar uma massinha, esse é o ponto certo! Daí é só acrescentar o suco de laranja aos pouquinhos enquanto mexe bem, para a mistura ficar bem uniforme, depois temperar com o sal a gosto.

 

Uma dica bacana: se você achar que o molho ficou muito grosso, é só colocar mais suco. Se ficar granulado, você pode usar um mixer e deixar ele bem lisinho. Faz isso e arrasa no molho!

 

Agora é hora de voltar para o peixe! Unte uma travessa com 1 colher de azeite de oliva, ponha o alho-poró e os filés de peixe logo por cima, regue com o restinho do azeite, cubra com papel laminado  e leve ao forno médio pré-aquecido para soltar água e reduzir.

 

Quando o peixe estiver cozido e o alho-poró bem macio, retire o papel laminado, cubra o peixe com o molho bechamel e ponha de novo no forno por mais 5 minutinhos. Na hora de servir salpique salsinha fresca picada que fica lindo!

 

Molho bechamel clássico

 

O molho bechamel de laranja que apresentamos aqui nada mais é do que uma variação do molho bechamel clássico, essa nova versão é só para fazer uma gracinha. Lembra que falamos que essa receita teria um bônus? Agora é a hora de você aprender a fazer o famoso molho bechamel clássico!

 

Ingredientes

 

1 colher de sopa de farinha de trigo Finna com ou sem fermento

1 colher de sopa de margarina

300ml de leite

1 pitada de noz moscada ralada

1 bouquet garni (bouquet de ervas como louro, alecrim e sálvia)

sal a gosto

 

Primeiro, ferva o leite com o bouquet garni e a noz moscada ralada, coe e deixe separadinho. Em uma panela, derreta a margarina e vá somando a farinha de trigo Finna, para formar aquela massinha. Depois, é só acrescentar o leite aromatizado.

 

Resumindo, para fazer o molho bechamel clássico, não tem muita diferença para o molho bechamel de laranja: basta trocar o suco de laranja por leite aromatizado (em uma quantidade um pouco menor, para ficar mais grossinho), fica show! Ah, o molho bechamel clássico não leva cebola, tá?

 

Viu como dá para fazer pratos deliciosos com farinha de trigo Finna, além de pão, bolo e pizza? Agora, você não tem mais do que reclamar quando o assunto for mesmice na cozinha. Experimente e inove!

4 respostas para “Filé de peixe com molho bechamel de laranja”

  1. Taciana Almeida Alencar disse:

    Gostaria q enviasse essa receita p meu e-mail,se for possível,agradeço!
    um abraço,
    Taciana Almeida

  2. LETICIA disse:

    gOSTARIA DE SABER AS FONTES CURSIVAS DO SEU SITE. dEIXOU ELE MUITO BONITO

  3. amei a receita, aqui fica os parabéns à equipe.

    Att,
    Mc Nutrir