Dia dos Namorados está chegando, e para comemorar juntinho do seu amor, um jantar à luz de velas cai bem, né? Super romântico! Com essa receita aqui, não há coração que resista!
Ingredientes
Para a massa:
02 colheres de sopa de margarina Puro Sabor
01 maço de espinafre
01 xícara de ricota
02 ovos ligeiramente mexidos
01 xícara de farinha de trigo Finna sem fermento
100ml de caldo de legumes concentrado
½ xícara de queijo parmesão ralado
Para o molho:
02 colheres de sopa de margarina Puro Sabor
01 cebola branca pequena
01 lata de tomates pelados com molho
01 colher de café de sal
01 colher de café de açúcar
01 punhado de folhinhas de manjericão fresco
Você faz assim:
Para a massa, primeiro, vamos colocar a margarina e o espinafre, para dar uma refogada básica. Em seguida, abaixe um pouquinho o fogo e acrescente a ricota, misture um pouquinho e some os ovos, misturando bem devagarzinho mesmo. Agora, acrescente aos poucos a farinha de trigo, para não empelotar!
É normal a massa ficar bem encorpada depois de pôr a farinha, por isso, a gente pede ajuda ao caldo de legumes nessa hora, para dar uma irrigada. Por último, entra o queijo parmesão ralado, para dar aquele sabor. Nessa hora, vale desligar o fogo, tá? A panela já está aquecida o suficiente e o cozimento continua, então, continue mexendo até obter o ponto certo para montar os nhoques: uma massinha consistente, que já dá para amassar, modelar e cortar.
Enquanto a massa esfria, vamos fazer o molho! Em uma panela, ponha a margarina e a cebola, ponha para refogar um pouquinho (nem precisa dourar, é só deixar ela cristalina) e acrescente os tomates. Você percebeu que a receita pede tomates pelados, né? É porque esse tipo de tomate é muito prático para fazer molhos: uma mexida aqui, outra ali e eles já se desmancham com a maior facilidade! Se você preferir, nem precisa deixar desmanchar muito, pode deixar uns pedacinhos de tomate, você escolhe!
Quando já tiver bastante molho, deixe mais um pouquinho no fogo para evaporar um pouquinho e assim reduzir e ficar mais encorpado. Para quebrar a acidez, ponha o sal e o açúcar. Vale também pôr um punhadinho de folhas de manjericão nessa hora, para dar aquele gostinho especial.
Agora, que o molho está pronto, já podemos ir para a parte mais divertida: enrolar nhoques! Antes, vamos sovar um pouco, sempre com a ajuda da farinha de trigo, essencial, tá, gente? Polvilhe um pouquinho na superfície e sobre a massa antes de sovar, ajuda muito. Depois de sovar, faça uma bolinha com um pedacinho de massa, depois um rolinho uniforme, e por último corte o rolinho em pedacinhos, sempre começando do meio e assim se baseando para cortar o restante. Assim, os nhoques terão o mesmo tamanho. Ah, tire as pontinhas, tá? Isso ajuda a acertar o formato. Se precisar, dê umas batidinhas nos rolinhos também, para ficar quadradinho.
Depois dos nhoques cortadinhos, vamos cozinhar, mas antes, atenção à ordem: o ideal é ter os nhoques cortados ao lado da água fervente e assim que ficarem cozidos, escorrer um por um e já colocar direto no prato em que serão servidos. Ah, enquanto a água ferve, vale dar uma aquecida no molho, hein? Isso ajuda a já deixar o prato quentinho na hora de servir, huuum…
Mas atenção, os nhoques cozinham rápido, hein? Ponha poucas quantidades por vez na água, e assim que cozinhar (eles vão subir para a superfície), já escorra com uma escumadeira e coloque no pratinho. Outra coisa muito importante: tem que escorrer bem, tá? Nada de pôr o nhoque cheio d’água no prato, deixe o mais sequinho que puder.
Na hora de preparar o molho, deixe o amor te inspirar e seja bem generosa com o molho, hein? Depois do molho, ponha um pouco de parmesão por cima e dê aquela enfeitada carinhosa com umas folhinhas de manjericão. Quer prato mais encantador do que esse? Agora você conquista de vez aquele coraçãozinho!